A Microsoft anunciou no início de dezembro o programa Share Your Ideia, que visa ajudar os desenvolvedores a trazerem novas ideias de aplicações para o HoloLens, e o melhor projeto apresentado teria um empurrãozinho da companhia para sair do papel e se tornar realidade.
O dispositivo holográfico da empresa já recebeu diversas abordagens, como hologramas para ajudar na compra de carros e, previsivelmente, a pornografia. Porém, ainda é no mercado dos jogos que o potencial da realidade virtual e dos hologramas tem alguns de seus maiores entusiastas, e a própria Microsoft tem seu projeto de jogo imersivo para o dispositivo. Por isso, não é de se espantar que ideias para este setor tenham sido apresentadas no Share Your Idea, com uma proposta para o famoso League of Legends.
Como um dos jogos mais conhecidos nos dias de hoje, com torneios mundiais transmitidos em estádios de futebol com mais de 12 mil pessoas presentes, não é surpresa que alguém acabaria por sugerir uma experiência imersiva no cenário do jogo, também conhecido como LoL, para permitir aos fãs acompanharem as partidas de suas equipes favoritas. Foi o que FatedTitan sugeriu à companhia de Redmond.
A Microsoft afirma que adorou a ideia, mas que não seria possível que a proposta fosse contemplada no Share Your Idea. O motivo é simples: uma das condições do programa é que as aplicações sejam desenvolvidas em código aberto, para que elas sirvam de modelo para outros desenvolvedores que vierem após estes vencedores. Como o League of Legends é um software de código proprietário, a Microsoft não pode utilizar a propriedade intelectual da eSports para criar outro projeto.
Infelizmente não será dessa vez que os fãs de LoL poderão esperar por uma aplicação holográfica para acompanhar as partidas. Mas uma vez que a Microsoft tenha gostado da ideia, não é difícil imaginar que alguém futuramente resolva o empecilho da propriedade intelectual, ou mesmo que a eSports decida trabalhar em uma solução para os amantes da realidade virtual.